FANDOM

O número total de falantes de albanês é de cerca de 3 milhões de pessoas dentro da Albânia e no Kosovo, República da Macedónia e Montenegro há cerca de 2 milhões que falam albanês no dialeto gheg. Também na Grécia, ao sul da fronteira com a Albânia, e em países como Turquia, Canadá, Estados Unidos, França, Síria, Egito e Austrália há comunidades albanesas que utilizam sua própria língua.

A língua albanesa possui 3 dialetos: o tosk no sul e o gheg no norte da Albânia, separados pelo rio Shkumbi, e o arbëresci ou arvanita. Essas variantes são falado por milhares de pessoas no sul da Itália, na Sicília, emigradas nos séculos XV ao XVIII, e na Grécia, no Peloponeso e em algumas ilhas do mar Egeu, emigradas no século XIV.

A divisão dos dialetos , meridional e setentrional, começa já no século X e sua distinção é particularmente fonética. Tanto o tosk como o gheg são inteligíveis entre si. Os falantes de gheg contituem 2/3 do número total de falantes de albanês.

Cada um destes dialetos têm por sua vez suas variantes. O gheg se divide em três classes: setentrional, central e meridional, dividindo-se o setentrional em noroeste e nordeste, separados por uma linha que passa a leste de Teth, a 70 km a nordeste de Skodër, e continuando pelo curso do rio Shalë em direção a oeste de Pukë. O tosk possui duas variantes: uma setentrional e outra meridional, subdividindo-se esta última nas variantes de Çamëria e Labëria.

Todos os dialetos albaneses falados em enclaves italianos e grego são da variedade tosca e parecem estar relacionados estreitamente com o subdialeto de Çamëria do extremo meridional da Albânia. Esses dialetos foram o resultado de deslocamentos de populações que ainda não foram bem estudados e que ocorreram entre os séculos XIII e XV. Os enclaves italianos, quase 50 povoamentos dispersos, provavelmente foram fundados por emigantes do período do domínio turco-otomano. Há uns poucos dialetos isolados de origem tosk meridional falados na Bulgária e na Trácia turca, mas de data incerta. A língua todavia se usa em Mandritsa, Bulgária, perto de Kilkís na Grécia e procede do período das Guerras do Bálcãs. Há um enclave tosk próximo a Melitopol na Ucrânia que parece ser um recente assentamento de búlgaros. Os dialetos albaneses de Istria, dos quais existe apenas um texto, e de Syrmia, que não possui nenhum, estão extintos.

Ad blocker interference detected!